sábado, 4 de dezembro de 2010

Adoro o mundo de hoje! E você?

Estava aguardando muito o filme A Rede Social de David Fincher e ontem fui assistir. Vocês não podem perder é o máximo.

Cada vez mais me surpreendo como, com pouco instrumental mas uma idéia em embrião, você pode criar necessidades nas pessoas do mundo inteiro. A era da internet, quer se queira, quer não, afeta todos de diferente forma.

Nos meus 20 anos, poucos eram os que queriam montar sua própria forma de sustento, a maioria sonhava em seguir uma profissão conhecida e fazer carreira seguindo um traçado quase que já pré definido.

Os que se arriscavam na criação de um negócio próprio, precisavam conhecer e planejar seu futuro. As perguntas eram diferentes: qual a sua especialização, qual o produto, qual a demanda, onde instalar, qual o investimento inicial, qual o tamanho do mercado. Tamanho do mercado era delimitado pela sua capacidade de divulgação e distribuição do produto. Para sair do comum, vamos pensar em um profissional liberal. Abrir um negócio era você planejar onde iria ter suas instalações e quais pessoas teriam acesso a ela, o mercado era limitado a questões puramente físicas: somente os que estivessem ao redor, em geral, iriam conhecer os seus serviços.

O mundo de hoje é diferente. As pessoas continuam a sonhar com a carreira, os empregos é que mudaram de configuração. Você não é mais um profissional que segue uma carreira estável em uma empresa, isso é para poucos. Hoje você é um Profissional Liberal que é contratado por uma empresa para prestar serviços. Com todas as implicações que esse novo profissional vai ter que lidar, e um exemplo simples é que você tem que montar seu Fundo de Garantia, não há ninguém para fazer por você.

Já os que resolvem montar seus próprios negócios tem às mãos uma facilidade que nós desconhecemos, é nova para nós. Imaginem que basta um computador, algum conhecimento de matemática e ciência da computação e pronto, você pode ter na mão o controle de seu fluxo de caixa, com muita tranquilidade. Vou dar um exemplo, você pode se especializar em criar aplicativos para telefone. No site da apple há 400.000 aplicativos que você pode baixar pagando muito pouco (começa em US$ 0,99 só para se ter uma idéia) . Mais interessante ainda, o mundo é o seu limite, qualquer pessoal em qualquer lugar do planeta pode usar seu produto.

As pessoas de hoje, querem fazer a diferença criando um projeto que tenha o maior alcance possível permitindo que elas possam trabalhar com mais liberdade. Sabe o que ainda é comum nos dois (ou será que foram mais?) mundos: o boca a boca, você conta para os outros. Só que os outros agora estão à distância de um clique.

Poderia escrever muitas páginas sobre isso, mas se você for assistir o filme A Rede Social você vai perceber que o mundo mudou muito desde nossa juventude. E o mais importante: nós podemos fazer parte deste mundo novo, não há limite de idade. O limite é você quem cria.

7 comentários:

Mara de Paula disse...

Excelente texto.
Vou assistir o filme se possível ainda hoje,
senão o mais tardar amanhã.

Cláudia disse...

Aí Mara que gostoso você ter lido. Sabe que eu pensei uma coisa para Você e o Ari pensarem. Os albuns de fotos das pessoas na internet são em geral feios. Se vocês montarem um aplicativo para tablets, computadores e telefones que venda molduras. Não é o máximo. Daí você coloca no site da apple, por exemplo, e cobra US$ 0,99 por moldura e deixa lá para o mundo comprar. Tem um cara em Curitiba que ganha RS$ 100.000,00 por mês só com a venda destes app.

Cláudia disse...

Vou checar na semana que vem se tem este tipo de moldura na apple pelo meu ipad!!!! Depois te conto.

Geni disse...

Preciso ver esse filme, afinal, estou louca para mudar de atividade daqui pouquissimo tempo - quando "der baixa" no metrô!
Eu também adoro o mundo de hoje. Espero que ele melhore mais ainda - sempre é bom esperar mais desse mundo, né!

Suely disse...

depois do seu texto fiquei curiosa para assistir ao filme

quisicria disse...

Eu li seu texto, adorei o que você escrevu ,mas para entrar nesse mundo, só quando eu nascer de novo.
O Antonio foi ver o filme, gostou e disse para mi que não responde as minhas perguntas ,mas que eu gostarei de assistir.
Veremos, depois eu conto.

Achei a idéia da Clau para Mara o máximo, se é o que imaginei.
Por enquanto estou bordando as almofadas do quarto do meu próximo neto!
Antigo, não?
mas é o que gosto de fazer.
Adoro o mundo de hoje porque cada um faz o que quer!

Anônimo disse...

clau,
adorei seu texto também. o bacana é que parece que há espaço para nós, "fifties", nesse mundo novo. bjs