sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Culinária em Alta

Quem diria! Cláudia e Suely, as duas piores cozinheiras do grupo, resolvem que em 2010 isso irá mudar e partem para a ação imediatamente.
Nem a chuva, nem o trânsito, nem a inexperiência impediram que ontem nós participássemos de nossa aula sobre Ceviche. É óbvio que se fez necessário um registro do momento, para provar que realmente fizemos o curso com o Chefe Henry Cáseres no espaço Madame Aubergine.
A Suely e eu éramos as únicas que estavam debutando nesta atividade, num grupo de 12 pessoas. A primeira receita, com robalo, é muito fácil de fazer, só precisamos comprar umas facas afiadas e uma luva de aço para limpar e cortar o peixe e não o dedo. A segunda receita, com atum, requer um extintor de incêndio por perto, reduzir o alcóol do saquê com maçarico pode se tornar uma catástrofe. A terceira receita, com salmão, era de uma complexidade média alta, e as chances de um resultado positivo são um pouco remotas. A quarta receita não apresentava nenhum risco físico, a não ser um absoluto controle na mistura da mostarda Dijon com o mel e uma calibragem na mistura das pimentas e do coentro.
A partir de agora, nós duas podemos começar a participar um pouco das conversas sobre culinária com vocês. Já sabemos que depois de cortar a cebola, para que ela mantenha o sabor suave e a crocância temos que lavar mais três vezes, que um bom robalo não pode pesar mais do que 3,5 Kg, que reduzir um molho Teriaki é retirar o alcóol do saquê com maçarico (ou no fogo mesmo, daí leva mais tempo), que fanta laranja é boa para cozinhar batata doce, dando um colorido laranja na batata mas pode se obter o mesmo resultado com suco de laranja, que no Pari tem uma feira com produtos Peruanos, que tem muita gente participando de muito curso de culinária e que não podemos fazer um jantar para vocês porque só aprendemos a fazer a entrada.
Nossa aula foi o máximo, muito divertida e gostosa, regada a um saboroso vinho pro secco Bruit da Salton.
Agora vocês podem nos contar como estão passando seu dezembro.
Alguns outros momentos do curso:





5 comentários:

Cláudia disse...

Amei fazer o curso, além de me divertir e passar uma noite diferente e agradável, percebi que também posso ser uma cozinheira. Precisa ter cursos e treino, muito treino. Azar de quem eu convidar para participar de minhas peripécias culinárias.

Suely disse...

nesse dia chuvoso e cinzento vc me fez rir, o dia ficou até mais bonito

Geni disse...

AAADDDOOORRREEEIII A NOTÍCIA, minhas caras!
Uau, aceito que uma aula não seja suficiente para pessoas perfeccionistas mostrar suas mais recentes habilidades, mas 2010 terá 12... DOZE meses. É mês pra dedéu, então tenho esperença que nesse ano talvez a gente tenha a chance de experimentar um cervicezinho inocente, saborozinho, com toque especial de nossas amigas!
Parabéns às duas!
É muito bacana a gente se propor a coisas novas.

Geni disse...

Nossa,
Até ia esquecendo de contar o que tenho feito.
Na verdade, não muita coisa. Tenho lidado com fotos digitais... as nossas, das viagens, etc... Estou numa fase fotográfica.
Estou encantada por ter descoberto o film maker, o programa que a Clau se utiliza para fazer os filmes dos nossos encontros. E tenho brincado com fotos e film maker.
Acabei acumulando uma quantidade enorme de material para lidar, em casa, e me falta tempo. Afinal, ainda não aposentei!
Alguns dias atrás consegui colocar no blog CirandadoDesenho a couve que nasceu na sarjeta.
Algumas muitas fotos no Multiply, e tenho engatilhado diversos assuntos que quero colocar no blog.
Fora isso tenho trabalhado muito e tenho preparado as coisinhas de Natal.
Domingo passado fui a um batizado de gêmeos - Frederico e Pietra, sobrinhos-netos de meu primo.
Ontem voltei ao Rest Santa Madalena, para comemorar o aniversário de um amigo.
E assim tenho passado meu tempo.

Cláudia disse...

Geni,
Agitada essa sua vida do fotógrafa digital. Muito bom.
Dar uma demonstração do que aprendemos ainda não será possível para mim. É preciso muito prática, e muito prato ruim.
No curso tivemos dois depoimentos sobre isto. Dois experientes, diga-se de passagem. Uma ficou fazendo um prato por 6 horas e na hora de tirar do fogo a travessa lhe caiu das mãos, o outro resolveu inovar e foi experimentar um prato de 4 horas de preparo em um prato duralex que se espatifou em cima da panela, nem coando se salvava. Como você pode ver, vida de cozinheiro também não é fácil.