quarta-feira, 27 de maio de 2009

Jantar do Movimento, na Geni

Contar o que foi o Jantar na casa da Geni exige que se conte um pouco da história que precedeu o jantar. Há algum tempo a Geni tinha "deixado de lado" receber visitas em casa e não se animava muito com a idéia. Daí ela mudou de apartamento, reformou e, quando foi ficando de seu jeito, ela começou a ter vontade novamente de receber. No jantar passado, ofereceu sua casa para fazermos nosso jantar. Acompanhei de longe a sua animação em montar para nós uma noite maravilhosa. Primeiro a infra estrutura, resolvida rapidamente com alguns telefonemas, pratos, copos e talheres providenciados. Depois, com todo cuidado que lhe é peculiar, foi à liberdade e comprou as xícaras para o café final, afinal, a despedida tinha que ser feita de forma muito particular, com uma coleção de "xicrinhas" com modelos variados, novas e da coleção antiga. Daí o jantar, no começo ela bolou um jeito de fazer um Sukiyaki participativo, depois mandou um e-mail enigmático sobre ter ficado experimentando receitas para o jantar no final de semana. Daí foi a preocupação com as bebidas, quantas e quais. Acredito que ela tenha passado um mês muito agitado e gostoso, estava animada com a ida do grupo à sua casa, como uma criança em festa de aniversário com os amiguinhos. Foi muito gostoso acompanhar o jantar sendo desenhado em sua cabeça.

Isto posto, foi isso mesmo que vimos na noite de ontem. Um apartamento muito gostoso, com cuidados nos mínimos detalhes. O apartamento forma um todo e nós todos ficamos passeando e trocando de ambiente e de grupos de conversas durante toda a noite. A varanda descontraída e com as inveteradas fumantes, a sala com vários adereços, cada um com vários "tumitinhas" para serem apreciados, o piano, a cozinha, que acho foi a mais visitada de todas as jantas que fizemos, o escritório. E nos fomos nos envolvendo e circulando. Confesso que cheguei em casa cansada, circulei pelos ambientes bastante e pelo que pude reparar com todo mundo em movimento.

As conversas foram as mais variadas passando pelos ex-maridos, pelas tradicionais recuperações naturais nesta fase de nossas vidas, a opção de mudar a forma de se vestir, comidas, filmes, passeios, viagens a serem realizadas, viagens que estão sendo adiadas, a opção de ter carro ou não, morar em São Paulo é fácil ou difícil, vir de outros estados para trabalhar em São Paulo é complicado e foi assim noite adentro.

Além disso, estávamos envoltos por origamis de cartão (Geni, não consegui lembrar o nome da técnica, procurei na internet mas não consegui descobrir) feitos pela Geni quando estava se recuperando da operação nos pés. Cada um mais lindo e delicado que o outro. Todo mundo ficou imaginando como deve ser trabalhoso fazer aquelas maravilhas, mas pelo que pudemos perceber é tudo muito simples, um estilete, papel e tempo...

Nos deliciamos com as tortas de camarão, palmito e carne seca com abóbora, acompanhadas por uma salada de folhas, tomatinhos, cenourinhas e mais alguns inhos para complementar. Segredo mesmo, é como foi feito o molho da salada.

Por ser uma noite especial, comemoramos o aniversário da Mara e do Ari com um bolo preparado pela Nancy que estava maravilhoso, acompanhado de frutas e pudim. Ainda bem que eram velas de estrelinha, daí deu para cantar parabéns para os dois e ainda apreciar o final das estrelinhas.

Ficamos tão envolvidos pela atmosfera que pela primeira vez não tivemos momento fashion, tão tradicional em nossos encontros, mas vale lembrar que a Suely, depois de aposentada, optou por usar uns vestidos super bonitos e gostosos. Como ela disse que comprou três, temos que aguardar o próximo jantar para conhecer o terceiro modelo.

Suzana agora vai entrar no mercado de petshop e está com a filha pintando casinhas de cachorros. Não é o máximo! Todos curiosos para conhecer os modelos e serem convidados para o lançamento da coleção, será que terá financiamento da CEF? O Aquiles se interessou bastante por utilizar o modelo salva vidas que ela contou.

Muitos fotógrafos se revezaram no registro do evento: Ari, Vitor, Glaura, Geni e Cláudia. Fiquei tão entretida na conversa que esqueci de tirar uma foto de mim mesma para provar que estive na festa. Vou ter que aguardar uma dos outros colegas fotógrafos.

Ponto alto da festa: a dança dos pratos na cozinha após o jantar. Vejam no vídeo o nosso enxugador mor Medina, dando banho de técnica para enxugar louça. Parecia uma linha de produção, parte passava recolhendo copos, pratos e talheres, parte lavava, Medina enxugava e outros guardavam.

E, finalizando com chave de ouro, as xicrinhas foram a atração à parte, principalmente as que a mãe da Geni comprou para a Geni dar para a madrinha que, depois deu de presente para a Geni. Tinham no fundo um rosto que era visto somente contra a luz. Um charme! Tomei café numa delas morrendo de medo de quebrar, sou um pouco desajeitada, foi uma temeridade para a xícara estar em minhas mãos.

Concluindo, acho que este foi o jantar do movimento. Movimento da Geni em voltar a receber, movimento de todos nós em circular a todo instante pelos ambientes, revezando grupos e jogando muita conversa fora.

Geni, obrigada pelo carinho com que você nos recebeu.

Próximo jantar será 30 de junho. A Suely e a Suzana estão pensando em oferecer a casa, mas querem primeiro esperar para ver se alguém quer fazer antes. Aos interessados: mandar email ou telefonar para mim.

Em tempo, links da noite: